The news is by your side.

A insônia nos faz ver as pessoas mais feias do que são

0

 

Imagine que você foi a um encontro depois de uma noite de sono maravilhosa. Você conhece a pessoa, a acha atraente e vocês se dão muito bem. Em um universo paralelo, você vai ao mesmo encontro depois de uma noite mal dormida. Então você percebe que a imagem no ‘app’ de namoro está longe da realidade. É a mesma pessoa nos dois mundos paralelos, mas a sua percepção dela é totalmente diferente.

Isso é reconhecido por um estudo recente da Universidade de Upsala, na Suécia, que reconhece que não dormir horas suficientes à noite pode distorcer a imagem das pessoas, fazendo com que pareçam menos atraentes para você do que seriam se você estivesse descansado. A pesquisa nasceu com o objetivo de verificar se o cansaço tem  influência decisiva nas relações pessoais que estabelecemos com os outros, especialmente as românticas, e se várias noites consecutivas sem dormir podem realmente fazer com que esses vínculos se deteriorem e crie essa distorção da imagem física. 

A metodologia

Para testar essas hipóteses, eles pegaram 45 homens e mulheres jovens e pediram que olhassem para uma fileira de 24 rostos, exibindo rostos felizes, assustados, irritados ou abatidos. Os participantes avaliaram o quão atraentes, confiáveis ​​e saudáveis ​​essas pessoas pareciam após oito horas de sono ou passando uma noite acordado. Seus movimentos oculares foram escaneados para medir quanto tempo eles passaram olhando para as expressões.

Aqueles com insônia classificaram os rostos como menos atraentes, menos confiáveis ​​e menos saudáveis ​​do que aqueles que dormiram de seis a oito horas. Além disso, estes observaram as expressões por um período de tempo menor do que os participantes que dormiram bem, de modo que aqueles que desfrutaram de menos horas de sono viram sua percepção dos outros afetada tanto em quantidade quanto em qualidade.

“A descoberta de que os indivíduos privados de sono classificaram os rostos como menos confiantes e saudáveis ​​e os rostos neutros e com medo como menos atraentes indica que a perda de sono está associada a uma impressão social mais negativa do que outros”, disse Christian Benedict, principal autor do estudo. “Isso pode resultar em menos motivação para interagir socialmente com as pessoas”.

“As expressões faciais são cruciais para entender o estado emocional dos outros, portanto, gastar menos tempo observando-as, após a perda aguda do sono, pode aumentar o risco de você interpretar incorretamente a emoção de outra pessoa”, diz ele. Embora a amostra do estudo tenha sido significativamente pequena, conclusões podem ser tiradas para apoiar estudos futuros.

Também deve-se ter em mente que dormir menos do que as horas necessárias produz mudanças visíveis no rosto na forma de olheiras e rugas. Outros estudos confirmam que a privação do sono reduz a produção de colágeno e hormônio do crescimento humano, causando um efeito inverso na beleza. Por todas essas razões, desfrute de uma boa noite de sono.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação